Oito cartórios mato-grossenses receberam o Prêmio de Qualidade Total Anoreg 2013 (PQTA), que reconhece as serventias modelos em gestão e na prestação de serviços. A premiação foi entregue em Natal (RN) na última sexta-feira (22 de novembro), durante o XV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, um dos eventos mais relevantes do segmento na América Latina.

Na categoria ‘Diamante’ foram premiados o 1º Serviço Registral, Títulos e Documentos da Comarca de Água Boa e o Registro de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Poxoréu. Já na categoria ‘Ouro’ o premiado foi o Cartório do 2º Ofício de Canarana. Outros cinco cartórios foram premiados na categoria ‘Prata’. São eles: 1º Serviço de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Paranatinga, Cartório do 2º Ofício de Nova Mutum, Cartório de Registro Civil e Notas de Juruena, Primeiro Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Juara, e Segundo Serviço Notarial e Registral de Paranatinga.
 
Para a presidente da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), Maria Aparecida Bianchin Pacheco, o resultado foi extremamente positivo, visto que todos os oito cartórios inscritos no PQTA foram premiados. Mato Grosso foi o segundo estado com maior número de prêmios, atrás apenas de Santa Catarina. “Isso significa que os cartórios mato-grossenses estão melhorando o atendimento à população. Esperamos resultados ainda melhores para 2014”, assinala.

Maria Aparecida explica que em Mato Grosso foi criado o Programa Inspire Qualidade Total nos Serviços Notariais e Registrais (PIQMT) – saiba mais aqui, que já conta com 78 serventias inscritas. Dessas, oito se inscreveram para a premiação nacional e foram aprovadas. “Esse resultado é importantíssimo porque demonstra que os cartórios estão preocupados com a qualidade”, observa. Ao todo, 65 cartórios foram premiados. Veja lista aqui.

Segundo explica a presidente da Anoreg-MT, existe uma norma técnica da ABNT, a 15906:2010, que regula a gestão dos cartórios. E quem se inscreve para o PQTA é auditado por uma empresa independente, que verifica mais de 50 itens dos cartórios, previstos na referida norma. O resultado dessa auditoria determina a classificação do cartório na premiação, nas categorias ‘Prata’, ‘Ouro’ ou ‘Diamante’.

Esse é o terceiro ano consecutivo que os cartórios de Mato Grosso são premiados. Em 2011, receberam o reconhecimento o Registro de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Poxoréu (Ouro), Cartório do 2º Ofício de Canarana (Ouro) e o Cartório do 2º Ofício de Sinop (Bronze). Já em 2012 foram premiados o 1º Serviço Registral, Títulos e Documentos da Comarca de Água Boa (Prata) e novamente o cartório de Poxoréu (Ouro).

Para a diretora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DOF) da Corregedoria-Geral da Justiça (responsável pela fiscalização e orientação das serventias extrajudiciais do Estado), Nilcemeire Vilela, o resultado obtido pelos cartórios de Mato Grosso demonstra que a busca por mais qualidade e padronização das rotinas tornou-se meta das serventias. “O cidadão vai entrar em um cartório e encontrar um atendimento padronizado e mais célere, como preconiza a Corregedoria. Além disso, há mais segurança jurídica para todos os usuários, pois todas as serventias passam a atuar de maneira igual, independente de onde se localiza”.

Durante a premiação em Natal, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Bacellar, demonstrou a satisfação da Anoreg-BR em premiar os melhores cartórios do Brasil. Informou que a seleção das serventias premiadas é coordenada pela empresa de auditoria independente APCER-BRASIL e ressaltou a segurança em todo o processo. “Não existe adulteração de resultados, pois a qualificação é feita por uma empresa de auditoria com reconhecimento internacional”. Ao final, ele parabenizou os cartórios ganhadores. “Vocês são exemplos para a classe notarial e registral, que este exemplo motive todos os outros cartórios do Brasil”.

O Projeto - Em sua 9ª edição, o PQTA tem por objetivo premiar os serviços notariais e de registro de todo o país que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional do ofício e na prestação de serviços aos usuários. Foram convidados a participar do PQTA 2013 todos os cartórios brasileiros, de todas as especialidades, independente do tamanho, número de funcionários e localização geográfica.

Fonte: TJ/MT
Foto: Reprodução
 
Top